Almanaque umdoistres

Julho 2022

Todas as publicações em  Almanaque umdoistres são de textos e imagens que circulam diariamente entre as milhares de Caixas de Entrada de grupos que compartilham e-mails entre si. O endereço umdoistres@umdoistres.com.br, desde 2003 faz parte de incontáveis Catálogos de Endereço no Brasil e exterior. Nada publicado aqui é de autoria de nossa equipe - salvo quando assinado.

Janeiro 2022  Fevereiro 2022  Março 2022  Abril 2022  Maio 2022  Junho 2022 Julho 2022

    Almanaque 2021 Almanaque 2020  Almanaque 2019  Almanaque 2018    Almanaque 2017  Almanaque 2016  Almanaque 2015  Almanaque 2014   Almanaque 2013  Almanaque 2012  Almanaque 2011   Almanaque 2010   Almanaque 2009   Almanaque 2008  

14 melhores praias de Ilhabela
e dicas para conhecer cada uma delas!
 

Conheça as melhores praias de Ilhabela e confira todas as dicas para planejar
a sua viagem e seu roteiro pela ilha do litoral norte de São Paulo!





As praias de Ilhabela estão entre algumas das mais bonitas do litoral de São Paulo. E eu acrescento que não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil também. As águas são claras, o mar é calminho e a vegetação preservada de Mata Atlântica do redor dá um toque especial de beleza natural. Ilhabela conta com mais de 40 praias espalhadas por mais de 30km de norte a sul. E ainda tem as selvagens, que ficam na costa leste, dentro do Parque Estadual de Ilhabela de preservação ambiental. Sendo assim, você pode aproveitar tanto uma viagem curta por Ilhabela quanto muitas semanas por lá. Sempre haverá algo de novo para descobrir. Mas se é a sua primeira vez viajando para Ilhabela e quer saber quais as melhores praias para conhecer, separei essa listinha pra te ajudar!

Dito isso, confira abaixo as melhores praias de Ilhabela e dicas para curtir cada uma delas.



Praias de Ilhabela no Norte

As praias de Ilhabela no Norte da ilha foram as minhas preferidas. Achei todas lindas e a maior parte tem bastante espaço na areia para poder estender a sua canga com tranquilidade. Além disso, várias tem interligação pela própria praia, por meio de caminhozinhos à beira-mar. O visual é incrível!

1. Praia da Armação

A Praia da Armação tem 650 metros de extensão e é muito frequentada por praticantes de esportes náuticos, como vela, windsurf e kitesurf. O mar é cheio de barcos dos mais variados estilos – o que, particularmente, acho que dá um charme a mais. A Capela Imaculada Conceição e alguns balanços em pneus tão um toque diferenciado à praia. Tem alguns poucos quiosques à beira-mar que servem bebidas e petiscos. Também é possível alugar caiaque e stand up paddle. Como chegar | Fica a 12km da balsa (cerca de 30 minutos de carro) via estrada asfaltada. Há poucas vagas públicas para estacionar.


Onde se hospedar perto da Praia da Armação

São poucas as opções de hotéis e pousadas que existem no Norte de Ilhabela. Por outro lado, você encontrará casas para alugar, como é o caso da Casa Bela – Ponta das Canas, que fica na praia vizinha à da Armação.



2. Praia do Pinto

A Praia do Pinto fica na sequência da Praia da Armação e é possível ir de uma a outra via um caminhozinho à beira-mar pelo lado esquerdo da Armação (lado direito, portanto, do Pinto). Ela tem 400 metros de extensão e vi apenas um quiosque bem simples, que vendia bebidas e lanches rápidos. Como o acesso não é direto pela estrada (é preciso ir até as praias do lado e daí caminhar até a Praia do Pinto), costuma ter menos gente por lá.Como chegar | Está a 11,6km da balsa via estrada asfaltada. Não há conexão direta da via até a praia, sendo preciso ir até a Praia da Armação ou até a Praia da Ponta Azeda e daí caminhar até lá.

Onde se hospedar perto da Praia do Pinto

São poucas as opções de hotéis e pousadas no Norte de Ilhabela. Sendo assim, as melhores opções próximas à Praia do Pinto são as hospedagens localizadas na Praia de Siriúba, a apenas 2km de distância. São elas: ENCANTOS DO MAR – Casa com vista para o mar e Casa Lazuli Ilhabela, que são casas inteiras para alugar. Também há a Pousada Refúgio das Estrelas.



3. Praia da Ponta Azeda

A partir da Praia do Pinto, você chega na Praia da Ponta Azeda. Ela é bem pequena e não tem nenhuma infraestrutura. A faixa de areia também é estreita. Mas o que eu mais gostei de lá é um píer de madeira no meio do mar em que é possível pular na água! Havia muita criança se divertindo dessa forma – e eu, é claro, também pulei algumas vezes, hehe. Como chegar | Está a 11,3km da balsa via estrada asfaltada. Não há muita vaga para estacionar na rua (nesse caso, vá até a Praia da Armação ou pague um estacionamento privado). O acesso para a praia está numa ruazinha em que tem uma placa escrito “Centro Cultural Salga”.


Onde se hospedar perto da Praia da Ponta Azeda

Como dito nos tópicos anteriores, as hospedagens mais próximas ficam na Praia de Siriúba. Há opções de aluguel de temporada pelo espaço inteiro, como a ENCANTOS DO MAR – Casa com vista para o mar e a Casa Lazuli Ilhabela. Também há a Pousada Refúgio das Estrelas, que oferece o tipo de serviço de hospedagem convencional.



4. Praia de Garapocaia (Pedra do Sino)

A Praia de Garapocaia é mais conhecida como Praia da Pedra do Sino. Isso porque a Pedra do Sino fica por lá. Para acessá-la, basta caminhar por um deck de madeira pelo lado direito da praia. Trata-se de formações a partir de magma vulcânico. Já a praia em si tem 400 metros de extensão e uma faixa de areia estreita. Como há restaurantes e bares na orla, praticamente não há espaço livre na areia para simplesmente estender a sua canga. Ou seja, se quiser sentar na praia, terá de usar a estrutura de um desses estabelecimentos comerciais. Além disso, o mar é calmo e havia alguns brinquedos infláveis na água em que a criançada estava se divertindo quando fui. Como chegar | Está a 10,6km da balsa (cerca de 27 minutos de carro) via estrada asfaltada. Há algumas vagas públicas bem em frente à praia, mas elas lotam rapidamente em fins de semana e alta temporada. Do outro lado da rua, há estacionamentos privados.



Onde se hospedar perto da Praia de Garapocaia

Logo em frente a Praia de Garapocaia não existe nenhuma hospedagem. Sendo assim, as melhores opções próximas ficam a 1km, na Praia do Viana e no fim da Praia de Siriúba. Dê uma olhadinha no Hotel Mercedes, Porto Pacuíba Hotel e o Vila Siriúba (conceito de chalés).




Praias de Ilhabela no Centro

As praias de Ilhabela no centro não são das melhores e mais tradicionais para banho de mar. No entanto, estão aqui nessa lista das melhores em virtude da sua grande estrutura de bares e restaurantes. Além disso, a Praia da Vila é onde fica o centro histórico de Ilhabela. O “acesso” ao mar se dá principalmente por meio de píers de madeira. Também há vasta opção de gastronomia e lojas.

5. Praia do Perequê

A Praia do Perequê é a mais movimentada para sair fim de tarde e à noite. São dezenas de bares, restaurantes e centros gastronômicos. Alguns ficam na própria areia da praia, possibilitando uma vista incrível enquanto come e bebe alguma coisa. Inclusive, é uma das recomendações para assistir ao pôr do sol em Ilhabela. Para quem viaja com criança, existem alguns parquinhos infantis super bem conservados na orla. Ou seja, ótima opção para entreter os pequenos mesmo depois do sol ir embora. Como chegar | Está a 2,8km da balsa (cerca de 10 minutos de carro) via estrada asfaltada. Existem várias vagas públicas tanto na avenida principal, quanto nas ruas laterais e internas. No entanto, fim de tarde os fins de semana costuma ficar bem cheio e é preciso paciência.



Onde se hospedar perto da Praia do Perequê
A Praia do Perequê, por estar numa região central de Ilhabela, conta com várias opções de hospedagem. Inclusive, é uma das localizações que mais recomendo na ilha em virtude da praticidade de sair à noite e também distância para os principais locais. Para hotéis, considere o Hotel Vista Bella, o Abayomi Hotel e o Ilha Deck Hotel. Já em termos de pousadas, as melhores são a Bella Ilha Pousada, a Pousada Nova Mar Ilhabela e a Pousada Altamira.



6. Praia Engenho d’Água


A Praia Engenho d’Água também não é das melhores para se banhar, mas ela tem dois atrativos para quem quer um passeio diferente em Ilhabela para além de apenas o mar. Na orla, existem 46 esculturas em aço inox de temática religiosa feitas pelo artista plástico Gilmar Pinna.
Do outro lado da rua, fica a Fazenda Engenho d’Água, com um antigo casarão de estilo colonial. O lugar plantava cana de açúcar, produzia cachaça e chegou até a fabricar arroz. A visitação é guiada e gratuita! Como chegar | Está a 5km da balsa (cerca de 14 minutos de carro) em estrada asfaltada. Foi bem fácil encontrar vaga para estacionar nessa praia e havia inúmeros espaços na orla mesmo.
 



Onde se hospedar perto da Praia Engenho d’Água

Assim como no Perequê, também há boas e variadas opções de hospedagem na Praia Engenho d’Água. Duas das melhores opções em termos de estrutura e conforto são a Yannai Chalé Praia e a Velas do Engenho. Ambas têm piscina na área comum, e a segunda ainda conta com vista para o mar.



Praias de Ilhabela no Sul


Algumas das praias mais frequentadas de Ilhabela ficam no Sul da ilha. Além disso, é onde se concentra o maior número de cachoeiras, lugares “secretos” e até mesmo beach clubs badalados da cidade, como o DPNY. O famoso letreiro escrito Ilhabela fica nessa região também. A apenas 800 metros da Praia das Pedras Miúdas, fica o Mirante do Piúva. Sendo assim, não deixe de parar lá para tirar a sua fotinho clássica!

7. Praia das Pedras Miúdas


A Praia das Pedras Miúdas tem como grande diferencial a presença da Ilha das Cabras a apenas 200 metros de distância. Trata-se de um Santuário Ecológico Submarino, protegido por lei da caça e pesca submarina desde 1992. Por isso acabou se tornando uma região super tradicional em Ilhabela para a prática de mergulho. Você pode tanto ir de snorkel quanto de cilindro. E, para chegar até mais perto da ilha, você pode alugar um caiaque ou um stand up paddle na própria praia mesmo. Já a Praia das Pedras Miúdas tem esse nome em virtude das suas pedrinhas pequenas que ficam na areia. Ela é pequena (apenas 50 metros de extensão), então está sempre lotada. Recomendo ir cedo!
Como chegar | Está a 2,2km da balsa (cerca de 5 minutos de carro) via estrada asfaltada. Existem algumas vagas públicas bem em frente à praia, ao lado de um deck de madeira e restaurantes.



Onde se hospedar perto da Praia das Pedras Miúdas

As praias de Ilhabela ao Sul contam com várias opções de hospedagem. Para quem quer ficar bem próximo da Praia das Pedras Miúdas, o mais recomendado é o Colonial Hotel, que fica literalmente na frente! Basta atravessar a rua. Além disso, o Barra do Piuva Porto Hotel também tem ótima estrutura e fica a poucos metros de distância. Já para quem busca espaços inteiros, pode optar pelo Chalés Bocaina ou o Residencial Solariun Ilhabela.




8. Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira é um reduto de tranquilidade entre as praias mais movimentadas do sul da ilha. Como é preciso caminhar um pouco a partir da rua e não há nenhuma infraestrutura, é muito procurada por casais e famílias que querem mais calmaria. Além disso, existe uma cachoeira na praia e um casarão colonial super bonito. Do lado direito há algumas pedras. Não deixe de subir nelas para ter uma visão superior da praia. Como chegar | Está a 5km de distância da balsa (pouco mais de 10 minutos de carro). Dobre à direita a partir da avenida principal e você estará em ruas residenciais. É possível estacionar ali, e as vagas são muitas. Também há estacionamentos privados mais próximos da praia.




Onde se hospedar perto da Praia da Feiticeira

Também há ótimas opções de hospedagem próximas à Praia da Feiticeira. Dentre as opções mais em conta estão a Pousada Forte Rocha, o Hotel Ilhasol e o Feiticeira Guesthouse. Por outro lado, existem ainda alternativas mais luxuosas, com decoração diferenciada e vasta área externa. As recomendações são o Ilhabela Homestay e o Villa Galiileu Ilhabela.



9. Praia do Julião

A Praia do Julião é perfeita para quem busca infraestrutura, pois há muitos vendedores ambulantes na orla, assim como restaurantes à beira-mar. Também oferece aluguel de cadeira e guarda-sol. Além disso, há pedras tanto do lado direito quanto do esquerdo, que formam um visual incrível. Fora que é uma das praias de Ilhabela indicadas para ver o pôr do sol. Pelo canto esquerdo da praia há um caminho que leva até a Praia Grande. Como chegar | Está a 6km de distância da balsa (cerca de 12 minutos de carro). Para acessar a praia, é preciso fazer uma trilha curta e super fácil de poucos metros. Há várias vagas públicas na estrada, mas elas podem lotar rapidamente nos fins de semana de alta temporada.




Onde se hospedar perto da Praia do Julião

A Praia do Julião conta com três pousadas praticamente em frente. Duas ficam na avenida principal, bastando atravessar a rua para chegar à areia. A outra fica na rua de trás, mas também a poucos metros de caminhada. Dito isso, confira a Pousada Lacosta, a Pousada Ilhote da Prainha e a Pousada Villa Da Prainha.


 

10. Praia Grande

A Praia Grande é uma das praias de Ilhabela com a faixa de areia mais extensa e larga. Seu acesso é super fácil, diretamente pela estrada mesmo. Do lado esquerdo existe um píer. Já do lado direito é o acesso até a Praia do Julião e tem algumas pedras. Além disso, conta com uma capelinha, playground e quadras públicas, fora quiosques de comidas e bebidas. Ou seja, ótima opção para quem quer ter acesso facilitado e infraestrutura. Como chegar | Está a 6km da balsa (cerca de 12 minutos de carro) via estrada asfaltada. Há várias vagas públicas de estacionamento ao longo da orla de 650m.



Onde se hospedar perto da Praia Grande

Assim como na Praia do Julião, a Pousada Lacosta é uma boa opção de hospedagem por estar localizada no meio das duas praias. Já para quem quer a comodidade de estar literalmente em frente à Praia Grande, o Mirante da Praia Grande é a melhor alternativa. Por fim, a Pousada Refúgio da Harmonia tem vista para o mar, piscina e estrutura a poucos metros de distância.



11. Praia do Curral

A Praia do Curral é uma das mais badaladas e lotadas praias de Ilhabela. Especialmente no começo, fica difícil encontrar espaço vago na areia, uma vez que os bares e restaurantes ocupam tudo com suas mesas e cadeiras. Caminhando para o lado direito da praia você encontrará um pouco mais de espaço. Por lá, fica o DPNY Beach Hotel e Spa, um dos mais luxuosos da cidade e que conta com day use. O mar é calmo, e existem várias pessoas alugando SUP e caiaque para passeio. Como chegar | Está a 10km de distância da balsa (cerca de 22 minutos de carro). Existem algumas vagas na rua para estacionar – eu encontrei apenas mais perto da Praia do Veloso. Além disso, se você for consumir em algum dos restaurantes à beira-mar, saiba que muitos deles têm estacionamento para seus clientes.



Onde se hospedar perto da Praia do Curral

A opção mais luxuosa e mais próxima ao mar certamente é o DPNY Beach Hotel e Spa. O acesso à areia é direto e conta com infraestrutura completa para quem quer aproveitar a praia. Outras opções a poucos metros de distância são a Pousada Praia do Curral e a Pousada Mareilha. Para quem busca alugar um espaço completo e viajar com mais pessoas, o Bangalô em Ilhabela/Yacamim é excelente.



12. Praia do Veloso

A Praia do Veloso fica a poucos metros de distância da Praia do Curral, mas tem um clima completamente diferente. A começar pelo tamanho da praia. A do Veloso é bem menor. Além disso, por ter pouca infraestrutura (apenas uma barraquinha de comida e bebida e aluguel de SUP e caiaque), costuma ser bem mais tranquila do que a vizinha. A água é bem calminha e limpa. Como chegar | Está a 10,4km de distância da balsa (cerca de 23 minutos de carro). Existem algumas vagas na rua para estacionar, além de locais privados que cobram pela diária.




Onde se hospedar perto da Praia do Veloso

A Praia do Veloso e a do Curral são muito próximas. Sendo assim, as hospedagens nessa região são super bem localizadas para poder frequentar ambas. Mas mais próximo do Veloso a melhor opção é o Wyndham Ilhabela Casa Di Sirena. Esse hotel, inclusive, é um dos melhores de toda Ilhabela. Já o Elephant GuestHouse tem uma vasta área externa e acesso exclusivo para a praia, com píer de madeira e tudo.




Praias de Ilhabela no Leste

As praias de Ilhabela no leste são as mais selvagens. Isso porque ficam dentro do Parque Estadual de preservação ambiental. Além disso, são de mar aberto (diferente das demais, que têm a água bem caminha já que estão de frente para o continente). A paisagem intocada é única, mas tome cuidado com os borrachudos. Passe repelente sempre! Isso vale mesmo se você estiver fazendo só o passeio de barco e não for descer para a areia. Acredite em mim, os mosquitos atacam até dentro do mar, hehe.

13. Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos é uma das mais famosas de Ilhabela. O seu formato em “coração” atrai inúmeros turistas o ano inteiro. E o melhor: você nem precisa de drone para poder avistar a praia de cima. Existe um mirante incrível no canto direito da faixa de areia. Não deixe de subir!
Embora seja uma praia selvagem, Castelhanos conta com bastante infraestrutura em termos de restaurantes, banheiros, cadeiras e guarda-sóis.E se você for mais aventureiro, pode encarar também as trilhas que levam até a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira, além da Cachoeira do Gato. Todas ficam nos arredores de Castelhanos. Como chegar | Para entrar no Parque Estadual de Ilhabela só são permitidos veículos 4×4. Sendo assim, a maior parte dos turistas opta por contratar uma empresa de turismo para levar até a praia. Também é possível fazer um passeio de barco ou um flexiboat (barco-táxi). Para os muito aventureiros, a trilha é permitida, mas são 15km da entrada do parque até a praia.




Onde se hospedar perto da Praia de Castelhanos

Para quem deseja uma experiência mais completa de passeio pela Praia de Castelhanos, pode decidir se hospedar por lá. Embora a maior parte das ofertas sejam de campings, também há alguns poucos chalés com maior estrutura. É o caso da Cabana Lua – Praia de Castelhanos, uma das melhores opções.



14. Praia do Bonete

A Praia do Bonete é outro cantinho super especial em Ilhabela, com ares de praia deserta em virtude do seu visual. O mar é cercado por montanhas esverdeadas e pedras. Apesar disso, o local conta com algumas opções de restaurantes e até mesmo pousadas para quem quiser esticar a passagem por lá. A partir da Praia do Bonete, você também pode contratar um barco para te levar até as vizinhas Praia de Enchovas e Praia de Indaiaúba. Como chegar | A forma mais prática para se chegar até a Praia do Bonete é contratando um passeio de barco. Eles saem da Praia do Perequê e do centro histórico. O tempo de percurso é aproximadamente 1h. No entanto, não é sempre que o passeio acontece. Isso porque depende das condições do mar. Já se você for muito aventureiro, pode encarar a trilha de 12km até a praia.



Onde se hospedar perto da Praia do Bonete

A estrutura de hospedagem na Praia do Bonete é bem mais roots do que no resto de Ilhabela, uma vez que se encontra numa região de total natureza. Sendo assim, não espere encontrar altos luxos. Ainda assim, há várias alternativas para se hospedar por lá além dos campings.
Se quiser um pouco mais de estrutura, vá na Pousada da Rosa ou na Pousada Canto Bravo. Se o seu negócio for alugar uma casa completa, escolha o Chalé Canto do Nema ou a Casa dos Anjos. Por fim, as opções mais baratas ficam por conta do Hostel Vila Bonete e do Sambaqui Hostel.


 

Precisa de carro para explorar Ilhabela?

A minha recomendação é explorar Ilhabela de carro, pois isso lhe dará muito mais tranquilidade e rapidez. Fora que conseguirá aproveitar muito mais o tempo. A plataforma que eu sempre uso nas minhas viagens para alugar um carro é a RentCars. Nela, consigo comparar as vantagens e preços de todas as locadoras da região. Assim, sempre acho o melhor custo-benefício para o meu caso. No entanto, existem, sim, linhas de ônibus municipal na cidade. Elas circulam principalmente na avenida principal, que vai de norte a sul. Em muitas das ruas internas o transporte público não passa. Sendo assim, você terá de caminhar um pouco até o ponto de ônibus. Sobre estacionamento, todas as vagas públicas (ou seja, na rua) são gratuitas. Porém algumas praias contam com poucas vagas, que podem esgotar rapidamente na alta temporada. Como resultado, há vários estacionamentos privados que irão cobrar pela diária. O valor irá variar conforme a época do ano (no verão tudo sobe de preço em Ilhabela).



Cuidado com os borrachudos!

Ilhabela é famosa pela presença maciça de borrachudos – pequenos mosquitos que picam à beça. Quanto mais aos extremos da ilha você for, mais preservada será a vegetação e, consequentemente, mais borrachudos você irá encontrar. Sendo assim, o repelente será o seu maior aliado numa viagem a Ilhabela (junto do protetor solar, claro). Não deixe nunca de passar – ou você irá se arrepender, vai por mim. Passe repelente antes mesmo de sair da hospedagem e repasse sempre que sair da água ou a cada 2h. Além disso, esqueça os repelentes mais tradicionais, tipo aquele Off. É perda de tempo e de dinheiro. Eles não funcionam contra os mosquitos da ilha. Sendo assim, compre diretamente o Citroilha ou o Repelechudo, que são vendidos nos mercados e farmácias de Ilhabela. O Exposis também é um dos repelentes mais potentes que existem e pode ser utilizado (mas ele é bem mais caro do que os dois citados anteriormente).


 

 

Fonte: https://arrumaessamala.com.br/praias-de-ilhabela/


                         Veja o que rolou nos grupos de WhatsApp