Almanaque umdoistres

Janeiro 2013

Todas as publicações em  Almanaque umdoistres são de textos e imagens que circulam diariamente entre as milhares de Caixas de Entrada de grupos que compartilham e-mails entre si. O endereço umdoistres@umdoistres.com.br, desde 2003 faz parte de incontáveis Catálogos de Endereço no Brasil e exterior. Nada publicado aqui é de autoria de nossa equipe - salvo quando assinado.

             Janeiro 2013

  Almanaque 2012  Almanaque 2011   Almanaque 2010   Almanaque 2009   Almanaque 2008  

Aprenda rapidamente Alemão com esta "simples" aula.
aprendaalemãoemumaauta.pps


Dicas de um Cardiologista para viver bem e melhor.
viverbememelhor.pps

INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E ARTROSE


A osteoartrite ( ou simplesmente artrite) é uma doença degenerativa causada pelo uso e desgaste da articulação. Tal desgaste pode ser natural pelo uso, idade e sobrepeso ( ARTROSE PRIMÁRIA ) ou ainda por traumas e lesões ( ARTROSE SECUNDÁRIA ). O seu tratamento pode ser medicamentoso, cirurgico ou ainda não-medicamentoso ( fisioterapia e exercícios físicos, hidroginastica, etc).
A nutrição é uma alternativa na prevenção de inúmeras doenças crônicas, incluindo a osteoartrite. Os componentes dos alimentos podem ser úteis para alvos específicos e, se consumidos por um longo período, auxiliam o tratamento medicamentoso de inúmeras doenças crônicas.
Vale destacar que o mecanismo de destruição da cartilagem na osteoartite é multifatorial e que paralelamente alguns alimentos contêm múltiplos compostos ativos que atuam por várias vias.
Consequentemente, o cuidado com a alimentação pode ser uma opção interessante no manejo da doença ao aumentar a ingestão de certos nutrientes durante o tratamento supervisionado por um médico.
Quais nutrientes são recomentados para uma pessoa com osteoartrite ?
Ômega 3: encontrado no óleo de canola, soja e peixe fresco, o ômega-3 mostrou importante papel na diminuição da inflamação, fator constante na osteoartrite. ( O ômega-3 é transformado em um produto anti-inflamatório no organismo)
Vitamina E: a ingestão diária de vitamina E parece diminuir a dor em pacientes com osteoartite. Encontramos a vitamina E nas nozes, semente de girassol, kiwi, germe de trigo, grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.
Vitamina C: a vitamina C ( ácido ascórbico) . Boas fontes de vitamina C são as frutas citricas como, laranja, limão e tangerina além da framboesa e morango
Manter uma alimentação saudável também auxilia na redução e manutenção do peso corporal, importantíssimo para a melhora da superfície articular comprometida.
Bibliografia: Ameye, LG and Chen WS. Osteoarthritis and Nutricion. Arthritis Research therapy 8 (4):127, 2006.
http://www.marcosbritto.com/2009/08/informacoes-sobre-alimentacao-e...
**************************************************************
Os principais alimentos para combater a artrose

O pensamento de que a artrose não tem cura e o máximo que se pode fazer é suportar as dores já caiu por terra. A medicina ortomolecular mostra que por meio de leite, tomate, espinafre, kiwi, salmão, entre outras frutas, verduras, legumes, o paciente pode adquirir uma melhor qualidade de vida.
O tratamento à base da reposição de zinco, magnésio, cálcio e vitaminas diminui a dor, a rigidez das articulações e aumenta a capacidade geral do indivíduo.
Ao longo dos tempos, o homem vem se saciando pela quantidade e não pela qualidade, o que na prática leva ao desequilíbrio de nutrientes vitais para o organismo. É com esse intuito que o tratamento fornece energia ao organismo, mostrando a maneira correta de se alimentar.
Legumes e verduras crus são uma fonte de sais minerais, vitaminas e fibras. Já frutas são alimentos ricos em energia e mantém a saúde através de suas vitaminas, sais minerais e enzimas, além de varrer os radicais livres.
A artrose surge a partir dos 30 a 40 anos, de forma silenciosa, podendo causar desde desvios de direção nos joelhos até alterações do metabolismo. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, associada às alterações perto da cartilagem como os ossos, a membrana sinovial e o líquido sinovial,
a doença se estabelece principalmente na coluna, nos ossos das mãos, nos pés e na bacia. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão os resultados obtidos .
Os principais aliados ao combate da artrose são:
Zinco – promove a liberação do hormônio do crescimento, participa da estrutura dos ossos e dentes. Encontrado em ovos, cereais e carnes vermelhas
Cálcio – componente estrutural dos ossos, sua deficiência pode levar osteoporose, raquitismo.. Encontrado no leite e derivados, brócolis e abóbora Selênio – melhora as condições da cartilagem. Encontrado no alho, cebola cogumello (champions) e castanha-do-pará.
Magnésio – fixa o cálcio nos ossos e dentes. Sua falta pode dar ausência de crescimento ósseo. Encontrado na soja, salmão, espinafre, caju e abacaxi.
Boro – melhora o balanço de cálcio negativo no sangue. Sua deficiência pode levar a osteoporose. Ele é encontrado no figo, pêssego, uva, pêra. A água também é uma fonte de boro, dependendo da sua origem.
Vitamina D – previne fraturas. Sua diminuição afeta o crescimento ósseo, podendo levar ao raquitismo e osteoporose. Encontrada no fígado, ovo e banhos de sol.
Vitamina K – proteína responsável pela fixação do cálcio aos ossos e previne a osteoporose participando ativamente da formação óssea. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras.
Vitamina C – tem influência decisiva no metabolismo do tecido ósseo e da cartilagem, sua deficiência pode causar alterações de crescimento.Encontrada no tomate, couve-flor, kiwi e laranja.

Fonte : http://www.presenteparahomem.com.br/
*************************************************************************

Quais os alimentos que devem ser eliminados?]

Produtos de origem animal: Carne de porco, gado, (principalmente os miúdos, fígados, rins) e ovos
Embutidos e os enlatados: De modo geral, principalmente presuntos, fiambre, mortadela e Bacon
Peixes: Mariscos e peixes defumados
Legumes: Batatas, espinafre, espargo e milho-doce
Cereais: Trigo, cevada, centeio e milho
Frutas: Os cítricos e também seus sucos (sumos)
Bebidas: Sucos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas
Laticínios: Leite de vaca, queijos e manteigas
Óleos e gorduras: Óleo de milho e margarina
Hidratos de carbono refinados: Açúcar e farinha brancas
Outros: Frutos secos, café, chá preto, alimentos com aditivos, cacau e seus derivados (chocolates)

Quais os alimentos que devem ser consumidos?

Produtos animal: Ovelha (borrego) peru, colhe e frango
Peixe: Salmão, cavala, sardinha, trutas arenque
Legumes: Abóbora, alcachofra, alface, batata-doce cenoura,aipo, alho-francês, nabo, cebola, alho e couve
Frutas: Ameixa, ameixa-seca, abacaxi, banana, cereja framboesa, maçã, melão, mirtilo, pêra, morango e uva
Sucos naturais: De frutas e de vegetais
Cereais:Arroz, aveia, lentilhas, sésamos, (gergilim)
Laticínios: Leite, queijo, iogurte, margarina de soja, leite de sésamo, (gergilim) leite de linhaça
Óleos e gorduras: Óleo de linhaça, óleo de girassol e azeite de oliva
Aromáticas e condimentos: Canela, gengibre,
Frutos secos: Amêndoas, noz, tâmaras,
Chás: Chá-verde
Observação: As pessoas que tem este problema de saúde devem em primeiro lugar procurar seu medico, pois eles são os mais capacitado para lhe orientar, as informações acima previne e auxilia no tratamento.
Fontes de pesquisas:
Reumatismo e Artrite: Patsy Westcott
Guia dos alimentos e Vegetais: Jean-Claude Rodet
O Poder Curativos dos Alimentos: Michael T. Murray
Medicina Alternativa: Carlos N. Spethmann
http://ritasousa.net/como-alimentacao-pode-ajudar-as-pessoas-que-so...


ALIMENTOS QUE AJUDAM NA ARTROSE

Tratamento a Base de Suco de Batatas
A terapia do suco de batatas cruas é considerada como um dos tratamentos biológicos mais eficazes para o tratamento das afecções reumáticas e artríticas. De fato, faz parte do folclore da medicina caseira por séculos.

O método tradicional para preparar o suco é cortar uma batata de tamanho médio em rodelas, sem tirar a pele e deixá-la durante toda a noite em um copo cheio de água fria. A água deve ser bebida pela manhã com o estômago vazio. O suco pode ser extraído da batata. Neste caso, o suco de uma batata média deverá diluir-se com uma xícara de água e bebida em jejum durante a manhã.

Tratamento a Base de Outros Sucos
Uma xícara de suco de vegetais, extraídos de qualquer vegetal de folhas verdes, misturado em partes iguais com sucos de cenoura, aipo (salsão) e beterraba também será efetivo no tratamento da artrite.

A ação alcalina dos sucos crus dissolve a acumulação de sedimentos ao redor das articulações e em outros tecidos. Uma xícara de suco fresco de abacaxi também é efetiva, já que a enzima bromelaína no suco fresco de abacaxi reduz a inchação e a inflamação na osteoartrite e na artrite reumatóide.

Tratamento a Base de Gergelim
Uma colheradinha de gergelim negro, de molho em uma xícara com 1/4 de água durante toda a noite demonstrou ser efetiva na prevenção das dores articulares frequentes. A água na que o gergelim ficou de molho deve ser tomada (junto ao gergelim) como primeiro alimento pela manhã.

Tratamento com Alho
O alho é outro remédio efetivo para a artrite. O alho possui propriedades antiinflamatórias que o fazem um grande aliado na batalha contra esta enfermidade. Pode ser ingerido cru ou cozido, segundo sua preferência.

Tratamento com Bananas
As bananas, que são uma importante fonte de vitamina B6, demonstraram ser úteis no tratamento da artrite. Uma dieta a base de bananas durante três ou quatro dias é recomendável para tratar esta condição. O paciente pode comer entre oito e nove bananas diárias (e nada mais) durante este período.

Tratamento a Base de Lima
A lima também tem sido usada como um remédio caseiro efetivo para a artrite. O ácido cítrico contido na lima é um solvente do ácido úrico, que é a primeira causa de alguns tipos de artrites. O suco de uma lima, diluído em água, pode ser ingerido uma vez ao dia, prefencialmente em jejum, pela manhã.

Tratamento com Alfalfa
O chá de alfalfa, especialmente as sementes, demonstrou resultados positivos no tratamento da artrite. Uma colheradinha de sementes de alfalfa pode ser acrescentada a uma xícara de água. Deve-se tomar três ou quatro destas xícaras de chá durante o dia, por pelo menos, duas semanas.

Tratamento com Sopa de Feijões de Soja
Outro remédio efetivo para aliviar as dores das articulações é a sopa de feijões de soja. Esta sopa se prepara misturando uma cucharada de feijões de soja em uma xícara de água e dois dentes de alho amassados. A infusão deve ser tomada duas vezes ao dia.

Saladas de Vegetais e Frutas
A dieta do paciente artrítico deveria ser planejada com o objetivo de produzir alcalinidade no sangue. Neste sentido, deverá incluir frutas e vegetais em forma de saladas, e, ao menos, dois vegetais cozidos.

Nos casos severos, é recomendável que o paciente tome uma infusão de vegetais crus ao menos três vezes por dia, durante uma semana. Recomenda-se seguir adiante esta terapia intensa de sucos de vegetais a cada dois meses.


FONTE: VIVER INTEGRAL

Postado por Patrícia Soares

Alimentação Equilibrada: Aliada no combate a Artrose.

A artrose, também chamada de osteoartrose e osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações, provocando o desgaste da cartilagem. A articulação é a parte do corpo que liga dois ossos, permitindo a execução de movimentos.

A doença tem certa preferência pelas mulheres (mãos e joelhos), mas também atinge os homens (articulação coxofemoral - do fêmur com a bacia e joelhos). A manifestação, em grande maioria, ocorre após os 40 anos de idade.

O excesso de peso tem um importante papel no aparecimento, nas manifestações clínicas e na evolução das doenças músculo-esqueléticas.

A prevenção ou atraso do aparecimento da osteoartrite envolve mudanças no estilo de vida que podem prevenir os outros problemas clínicos mais amplos. Ao se conseguir adiar o início das manifestações, pode-se levar a fase ruim da doença para uma idade mais avançada e por um menor espaço de tempo.

Com relação à dieta, é importante ressaltar que a obesidade é um fator de risco para a artrose e pode contribuir para lesar ainda mais as articulações, principalmente os joelhos e bacia. Portanto a alimentação dever ser saudável !!
Os alimentos com probabilidade de provocarem ou agravarem os sintomas são: trigo, milho, leite e seus derivados (queijos e manteiga), carne de porco, bacon, carne de boi, ovos, laranja, limão, tomate, batata, berinjela, pimentas, óleos vegetais ricos em ômega-6 (de milho, açafrão e girassol), aveia, centeio, café, malte, amendoim, açúcar de cana, soja, tabaco (cigarro) e bebidas alcoólicas.

Os alimentos que podem aliviar os sintomas são: peixes gordos de água gelada (salmão, arenque, cavalinha, sardinha e atum), óleo de fígado de bacalhau, dieta vegetariana, frutas ricas em flavonóides (cerejas, acerolas, amora azul e preta etc), alho, cebola, gengibre, açafrão-da-índia, camomila e cravo.

É importante que o indivíduo com artrose mantenha boa saúde geral, eliminando os fatores de risco, como o excesso de peso corporal, preservando uma boa força muscular e, acima de tudo, reconhecendo a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.
• O equilíbrio entre atividade, uma alimentação equilibrada e repouso é fundamental, especialmente nas articulações que suportam peso.
• É fundamental seguir sempre as orientações dos nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, discutir as dúvidas e compreender que os resultados aparecem em longo prazo e que a continuação do tratamento é essencial para o seu progresso.

Por Izabella Drumond



Os filhos querem colo... sempre!

Na sexta feira, 12 de maio de 2011, uma amiga do meu filho pulou do 8º andar do prédio onde morava na Rua Emiliano Perneta. Era uma adolescente. Tinha acabado de almoçar, estava com o uniforme do Colégio Bom Jesus, e a mochila nas costas, o que indicava que iria para o colégio à tarde, pois nas quartas e sextas eles têm aula o dia todo. Foi um choque para todos os colegas!

Aí vem a pergunta: Por quê? Ela tinha apenas 15 anos. Que problemas uma menina de 15 anos pode ter? Fiz esta pergunta ao meu filho, e a resposta me deixou chocada...

Ele me disse:

- Mãe, eu acho que era falta de colo.

Questionei:

- Como assim?

E ele me disse:

- Hoje em dia, os pais trabalham praticamente o dia todo, sempre com a mesma desculpa de que querem dar aos filhos tudo aquilo que nunca tiveram e, na maioria das vezes, eles estão conseguindo. Eles estão dando um estudo no melhor colégio, cursos de idiomas, dinheiro para gastar no shopping, um computador de última geração pro filho ficar enfiado em casa durante o pouco tempo livre que sobra, roupas, tênis, celular, tudo muito caro, etc... E sempre cobrando da gente boas notas, pois estão investindo muito... Na maioria das vezes, os pais não têm mais tempo para os filhos, não conversam mais, não fazem um carinho...
Ele fez uma pausa. Eu estava boquiaberta com o que ele acabara de falar-me e meus pensamentos foram a mil. Mal comecei uma frase

- Meu filho, você tem razão. É isso mesmo...

E ele me interrompeu dizendo:

Mãe, quando a gente chega em casa, o que mais a gente quer é o colo da mãe. Quando vai mal nas provas ou quando acontece alguma coisa ruim, a gente quer colo. Por que você acha que hoje tantos jovens são quase revoltados? Na maioria das vezes, eles estão querendo chamar a atenção, ser notados... Só que no lugar errado e de forma errada: na
rua e com violência.

- Dei um grande abraço em meu filho, beijei-o com muito carinho. E lhe disse:

Meu filho, espero que a morte da Joana não tenha sido em vão, pois quem sabe desta forma muitos pais vão repensar suas atitudes para com seus filhos!

Ele olhou-me carinhosamente e concluiu, antes de sair para a escola:

Não somos máquinas, mãe. Não somos todos iguais. Não é porque o filho da vizinha tira só dez que todos nós vamos tirar 10. Talvez, nem todos nós queiramos falar inglês!

Seus olhos cheios de lágrimas revelavam a dor que sentia pela morte da colega e, ao mesmo tempo, o quanto meu filho valorizava a nossa família. Já fora de casa, ele voltou correndo e me deu um forte abraço e me disse:

- Mãe, obrigado por eu poder contar sempre com você nos maus momentos...E, obrigado, também, pelas broncas, pois sei que as mereço.

Depois que ele virou a esquina, fechei suavemente a porta, pensativa e convencida de que o tempo e o amor são os melhores investimentos que podemos fazer pelos nossos filhos. O resto é consequência. Nada é mais importante que estes meios essenciais para a felicidade de nossos filhos. E, sem dúvida, só assim poderemos também ser felizes com a
consciência tranquila de ter cumprido bem a nossa missão de pais.


(Texto anônimo, circulando na Internet)

AQUI VAI MAIS UM BESTEROL DE COMO VOCÊ DEVE VIVER. E, AGORA, USAM O PRESTÍGIO DE UNIVERSIDADES AMERICANAS. OU SEJA, É MAIS DO MESMO.


As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral. O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo .

Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais,
prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris .

Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. .

Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .

As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes .

Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir.

Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico:

100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.

Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação.

Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- desfrutar de uma xícara de chá.

O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação.

As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.

Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.

Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronár ia em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atra´ves de verduras frescas.

18- reorganizar a geladeira

As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19- comer como um passarinho.

A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.

Duas barras por semana estendem um ano a vida.

O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 Pensar positivamente

Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

Ser sociável.

Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

Conhecer a si mesmo

Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida.
'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: 'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".